sábado, 14 de abril de 2012

Santos Futebol Clube

     Como eu disse anteriormente, eu voltei o/ contemplem a nova era de poucas coisas com conteúdo no mundo principalmente vinda deste blog humilde.
     Mas desta vez eu venho apenas fazer uma pequena homenagem ao clube de expressão grandiosa igual ao que eu torço SANTOS FUTEBOL CLUBE. Sim, hoje dia 14 de Abril de 2012, o meu time do peito esta completando 100 de futebol, e como diz no seu slogan, "100 de futebol arte".




     Um time que é capaz de revelar o atleta do século, e grandes jogadores como Diego, Robinho, Ganso, Neymar, e ter um maestro usando a 10 do rei Pelé como o Giovanni, somente o Santos poderia ser este time que carrega em seu escudo as cores alvinegra que vem encantando cada vez mais as pessoas. Além de ter jogadores fantásticos como Araken, Feitiço, Pepe, Coutinho, Rodolpho Rodriguez, Dorval, Mengálvio, Zito, Léo, Elano, Sérginho Chulapa, entre muitos outros que vieram e fizeram história no Santos F.C.
     E para esta homenagem, encontrei algumas curiosidades do globoesporte.com que listarei apenas algumas aqui.
     

Chile


Santos x Chile "de Pinochet"

11/9/1973 – Santos 5 x 0 Chile – O Chile havia programado um jogo contra a seleção olímpica da União Soviética. Antes de a partida ocorrer, no entanto, o general Augusto Pinochet deu um golpe de Estado e derrubou o então presidente Salvador Allende. Avesso ao comunismo, ele deixou de lado a URSS e chamou o Santos para a partida. O Peixe foi muito criticado por aceitar o convite. Para mostrar que não estava lá em apoio ao golpe, o time jogou seu melhor futebol e goleou o time da casa.


Brasil


Três mortes em campo

No dia 6 de março de 1958, Santos e Palmeiras disputaram, no Pacaembu, um dos jogos mais espetaculares da história do futebol brasileiro. O Peixe abriu 5 a 2 e levou a virada: 6 a 5. O jogo seguia, e Pepe, em noite inspirada, marcou mais dois e definiu o placar: 7 a 6 para o Santos. Jornais da época noticiaram que três torcedores morreram em decorrência do emocionante jogo: dois no Pacaembu e um num bonde, enquanto ouvia o jogo pelo rádio.

Baez errado?

Em 1996, época de vacas magras, o Santos sofria para se reforçar. Acabou acertando a contratação do atacante paraguaio Edgar Baez. Jogador bastante limitado, ele não conseguiu emplacar na Vila Belmiro. Logo surgiram boatos de que o clube havia contratado o Baez errado - a ideia era trazer Richard Baez, do Olimpia e da Seleção Paraguaia. Até hoje, dirigentes e historiadores negam o erro e explicam que o clube não tinha dinheiro para contratar Richard, jogador mais conhecido e caro.

Santos é Brasil

Dia 30 de julho de 1930. Logo após o término da Copa do Mundo , a Seleção Francesa, no caminho de volta à Europa, fez uma escala no porto de Santos (na época, a viagem era feita de navio). Um amistoso na Vila foi marcado e o Peixe venceu por 6 a 1. Entre indignados e assustados, os dirigentes franceses esbravejaram dizendo que o combinado era um amistoso contra o Santos e não contra a Seleção Brasileira! Só foram convencidos de que não tinham enfrentado o selecionado brasileiro quando foram convidados a visitar a sede do clube para ver as fotos dos jogadores que haviam enfrentado.


Congo


Paz temporária


O Santos foi convidado para uma excursão pela África, em 1969. A primeira parada foi em Kinshasa, capitão do então Congo Belga, atual República Democrática do Congo, que sofria influência americana. Enquanto estava lá, o Peixe recebeu o convite para jogar em Brazzaville, República do Congo, que era comunista. Os dois países vizinhos eram rompidos. Clima de tensão permanente, como nas Coreias, mas sem conflito armado. Houve então um acordo, as fronteiras foram momentaneamente abertas, e o navio que levava o Santos pôde atravessar de um Congo ao outro.


Alemanha


Zito contundido e a virada


13/06/1967 - SANTOS 5 X 4 Munique 1860 – O volante Zito estava machucado e assistia ao jogo das cadeiras. O primeiro tempo terminou com derrota por 4 a 1 para os alemães. Vendo a tragédia se aproximar, Zito não teve dúvidas: desceu das arquibancadas para os vestiários e se apresentou ao técnico Antoninho: "Quero jogar!". Zito entrou, organizou o meio-campo santista e comandou a virada: 5 a 4.





    Isto é para mostrar a grandiosidade do Santos Futebol Clube.
    Que sejam mais 100 anos de gloriosas alegrias para essa massa santista. Sei que a matéria é curta, por tal quem quiser saber mais sobre o santos, é só entrar no http://www.santosfc.com.br/centenario/ e conferir o que a galera do santos preparou.

    Ah, não poderia me esquecer da capa que fizeram para o site do santos, http://www.santosfc.com.br/capa/




Nenhum comentário: